Notícias: Meteorologia: como esta ciência contribui para a geração de energia elétrica?

21/06/2018 - 20h50 - SETA Engenharia
 

 
 

Normalmente, quando falamos em meteorologia nos vem à cabeça somente previsão do tempo. No entanto, esta ciência está ligada também com a geração de energia elétrica. 

A meteorologia estuda o comportamento da atmosfera e o como ela influencia e é importante para a vida terrestre. Aqui já podemos inserir a necessidade da produção de energia renovável para a preservação da nossa vida, pois ao ponto que agredimos a atmosfera, estamos prejudicando a nossa sobrevivência. 

O que a energia limpa tem a ver com a atmosfera?

Cientistas afirmam que a produção consciente de energia é uma das necessidades para garantir a nossa sobrevivência, e isso deve acontecer em dois sentidos. O primeiro porque utilizaremos fontes de energia para garantir as nossas necessidades, e segundo pois serão fontes que irão poluir o mínimo possível, garantindo que a atmosfera fique limpa. 

Os ventos movem a busca por energia limpa 

Os ventos já são utilizados há muito tempo para contribuir no desenvolvimento humano. Por exemplo, quando foram criados os moinhos de vento para moer grãos, irrigar e produzir energia dentro de suas possibilidades. 

Atualmente, a produção de energia por meio dos ventos está crescendo em todo o mundo. Segundo as últimas informações, o Brasil ocupa a 9ª colocação na produção mundial e ainda tem muito a crescer e expandir este potencial. 

O vento é uma variável meteorológica que é estudada para saber a possibilidade de uma região produzir energia por meio desta fonte. Por isso, este estudo é importante para entender se é viável a instalação de uma usina eólica e de quanto será sua produção. 

Como o sol pode ser explorado ainda mais?

O uso demasiado das fontes fósseis para a produção de energia está levando ao seu esgotamento, pois aumentou o seu consumo com a chegada de cada vez mais equipamentos que precisam de energia elétrica e que já não podemos mais viver sem em nosso dia a dia. 

A energia dos combustíveis fósseis é altamente poluente, por isso outras alternativas limpas são extremamente necessárias.

Umas delas é a fonte de energia solar. O Sol é essencial para a vida na terra, sem ele, seria impossível a sobrevivência de qualquer ecossistema. Ele também é utilizado para outras funções adaptadas pelo homem, uma delas é a produção de energia elétrica. 

O Brasil apresenta um grande potencial, pois está localizado em uma área com incidência solar bem elevada, o que faz com que a instalação dos painéis seja viável para a produção. Há um caminho longo para se percorrer no país, mas a energia solar é vista como uma alternativa para diminuir a poluição do meio ambiente e, mesmo assim, manter nosso consumo, mas de forma mais sustentável e consciente.

A importância da meteorologia 

A meteorologia é uma ciência importante para a geração de energia por vários motivos. Ela estuda todas as variações da atmosfera e como isso influencia nossas vidas. 
Como vimos, foi por meio de vários estudos e verificações (de várias áreas, não só da meteorologia) que se chegou à conclusão de que novas fontes de energia poderiam e deveriam ser exploradas para melhorar a situação de poluição e degradação que o planeta se encontra. 

Os meteorologistas, por meio de seus estudos, contribuem para o desenvolvimento da população mundial e têm muita influência em nossas atividades diárias, que, às vezes, nem percebemos.

 
 
 
 

Ouvidoria SETA


0800 649 3425 *Este canal não se destina ao recebimento de currículos